Operação Mezenga, deflagrada nesta quinta-feira (6) em Xapuri, é em referência ao personagem Bruno Mezenga, da novela 'O Rei do Gado'.
Resex Chico Mendes é uma das áreas protegidas mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento.
Operação Mezenga: PF cumpre nove mandados de busca e apreensão em Xapuri Arquivo/PF-AC Pelo menos nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (6) durante a Operação Mezenga, deflagrada pela Polícia Federal (PF-AC) em Xapuri, no interior do estado.
A ação visa combater crimes ambientais no interior da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex Chico Mendes), no município acreano. 📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp De acordo com a PF, o inquérito que resultou na operação aponta que os investigados praticaram crimes contra o meio ambiente.
Na operação, 18 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento dos mandados expedidos pela Justiça do Acre. "Os investigados praticaram diversas infrações relacionadas à invasão de terra pública, desmatamento ilícito, exploração ilegal de pecuária, bem como outras atividades prejudiciais ao meio ambiente, que afetam diretamente o ecossistema local e os povos tradicionais que dependem da reserva para a sua sobrevivência", aponta a PF. O material que foi apreendido nas buscas será submetido a análise policial, que pode desmembrar em novas investigações. Os envolvidos podem responder judicialmente pelos crimes de invasão de terras públicas, desmatamento, impedir a regeneração natural das florestas e lavagem de capitais. O nome da operação é referente ao personagem Bruno Mezenga, da novela Rei do Gado.
Ele cresce e se transforma num dos maiores criadores de gado do país, recebendo a alcunha de 'o rei do gado'. Resex Chico Mendes O desmatamento na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), no interior do Acre, reduziu 71% entre 2022 e 2023, conforme um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Contudo, a unidade de conservação federal sempre aparece entre as mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento da Amazônia. LEIA TAMBÉM: Resex Chico Mendes lidera ranking de ameaça de desmatamento e ICMBio retoma conselho deliberativo Reserva Extrativista Chico Mendes: como familiares do ativista assassinado em 1988 mantêm luta pela preservação da Amazônia Com 320 km² de área destruída em 10 meses, Acre está entre estados com áreas protegidas mais desmatadas Reserva Chico Mendes, no Acre, é a área protegida mais pressionada pelo desmatamento, aponta Imazon Em 2022, o total da área desmatada chegou a 84 km² e esse número caiu para 24 km² em 2023.
A análise utilizou informações disponibilizadas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). Já em outubro de 2023, três unidades de conservação do Acre ficaram entre as 10 mais devastadas da Amazônia.
A líder foi a Resex Chico Mendes, que perdeu o equivalente a cerca de 200 campos de futebol de mata nativa. VÍDEOS: g1