Titanium, Denver e Iron são estradeiras de baixa cilindrada que querem pegar carona no sucesso do segmento e tirar vendas de Hunter, Classic e Meteor da concorrente indiana.
Nova Shineray Titanium 250 chega por R$ 23.890 para disputar mercado com a Royal Enfield Meteor 350 Divulgação | Shineray Conhecida por motos baratas e de baixa cilindrada, a chinesa Shineray decidiu agora perseguir a indiana Royal Enfield, lÃder isolada no mercado de custom.
Nada é à toa, já que o segmento cresceu 60% em 2024, segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de VeÃculos Automotores (Fenabrave).
No final do ano passado, a Shineray lançou três modelos de estradeiras — Denver, Titanium e Iron —.
em uma clara diversificação do seu portfólio no Brasil.
A estratégia é morder uma fatia da Royal Enfield, que chegou há sete anos e domina o mercado de customs acessÃveis, largado por grandes montadoras como Honda, Yamaha e Harley-Davidson.
Praticamente sozinha, a marca indiana tem cinco das 10 motos custom mais vendidas, com preços entre R$ 19.990 e R$ 35 mil.
A Shineray vem com preços tão agressivos quanto, de R$ 19.990 a R$ 23.990.
Os modelos já estão disponÃveis nas concessionárias desde dezembro.
Veja cada um deles abaixo. LEIA MAIS Shineray 250F chega por R$ 21.500 para enfrentar a Honda CB 300F Twister; veja as novidades Febre das custom: entenda como as motos estradeiras cresceram em vendas no paÃs Honda ADV 2025 chega por R$ 24.534 e motor de 160 cilindradas mais potente; conheça a scooter Moto Shineray 250F chega por R$ 21.500 Shineray Iron 250 Custom da Shineray tem duas entradas USB para recarregar celular A mais potente das três motos é equipada com um motor de um cilindro de 248 cilindradas, refrigerado a lÃquido.
O motor da Iron entrega 20,5 cv e 2,3 kgfm de torque. Apesar de ter um motor com 100 cm³ a menos que o da sua principal concorrente, a Iron 250 não decepciona: ela é 1,5 cv mais potente que a Royal Enfield Hunter 350, que possui apenas 19 cv.
No entanto, a custom da Shineray perde no torque, com 0,4 kgfm a menos que a rival indiana.
Na teoria, o cenário parece favorável para a moto da Shineray, mas será preciso avaliar seu desempenho no dia a dia. A Iron é equipada com câmbio manual de seis velocidades, uma marcha a mais que a Hunter 350.
Outra vantagem é o tanque de 14 litros, enquanto a rival tem capacidade para 13 litros de gasolina.
No quesito segurança, elas empatam, pois ambas possuem ABS de dois canais. Outro ponto de empate é o preço: R$ 19.990.
A Hunter 350, contudo, tem outras opções de acabamento que podem elevar seu preço a R$ 21.990. Shineray Titanium 250 Nova custom da Shineray tem aspecto futurista Chegando para competir com a Royal Enfield Meteor 350, que tem preço inicial de R$ 23.790, a Shineray Titanium 250 foi lançada com valor inicial de R$ 23.890. Apesar de ter a mesma cilindrada, o motor da Titanium e da Denver são diferentes do conjunto que equipa a Iron.
Enquanto a Iron possui apenas um cilindro, a Titanium e a Denver são equipadas com motores bicilÃndricos. Mesmo assim, a potência e o torque não são maiores que os da Iron.
A potência é de 19 cv e o torque é de 1,8 kgfm, bem abaixo dos 2,7 kgfm das motos da Royal Enfield.
A potência é equivalente. Shineray Denver 250 Com aspecto clássico, custom da Shineray tem 250 cilindradas e custa R$ 23.990 De estilo mais clássico, a Shineray Denver 250 abusa dos cromados para conquistar um consumidor mais conservador, que busca na custom de baixa cilindrada a mesma identidade visual das clássicas de marcas premium, como Harley-Davidson e Indian. Na Royal Enfield, quem faz o papel é a Classic 350, que tem a mesma potência e torque da Meteor 350: 19 cv e 2,7 kgfm.
No entanto, a Shineray Denver tem a vantagem de vir equipada de série com um banco que suporta um garupa, enquanto a Classic tem um apelo mais esportivo ao adotar um banco somente para o piloto. Acontece que a Denver custa R$ 1.100 a mais do que a Classic.
O preço sugerido da custom retrô é de R$ 23.990, enquanto a clássica da Royal parte de R$ 22.890. Veja a ficha técnica das motos