Novidade tem apenas 3 cv de potência, mas o torque é de esportiva.
Ela terá capacidade de rodar até 80 km com uma carga e será ofertada, a partir de fevereiro, em três cores: azul, preto e branco.
Yamaha Neo's será produzida em Manaus e estará disponível a partir de janeiro.
O preço é de R$ 33.990 Divulgação | Yamaha A Yamaha finalmente divulgou o preço da sua primeira moto elétrica, produzida em Manaus: R$ 33.990.
Apresentada em outubro do ano passado, a motoneta estará disponível nas concessionárias a partir de fevereiro. Esse valor é R$ 20.398 mais alto que o preço da Watts WS120, que possui um motor de 2,2 kW de potência, equivalente ao da Neo's.
A Shineray SE1, com motor de 2 kW, é ainda mais barata: R$ 12.490 e tem autonomia de 60 km por carga. Motos elétricas ainda representam uma pequena parcela do mercado brasileiro.
No entanto, a Yamaha quer entrar nesse segmento para conquistar uma categoria que promete crescer nos próximos anos, especialmente com as restrições aos veículos a combustão e o incentivo às tecnologias elétricas e híbridas. A Neo's é 100% elétrica e deve competir em um nicho de apenas 5 mil motos vendidas anualmente.
Em entrevista ao g1, Helio Ninomiya, diretor comercial executivo da Yamaha Brasil, afirmou que essa é uma aposta da marca para o futuro. “O preço dela só será revelado perto do lançamento, mas ela ficará posicionada perto do topo, sobretudo por conta da tecnologia de bateria, que exige um investimento bastante alto”, disse o executivo.
“Com certeza vai ser uma moto de nicho, oferendo soluções de mobilidade para trechos urbanos”, contou Ninomiya. LEIA MAIS Honda Bros: o que há de positivo e negativo na trail mais vendida do país Honda ADV ou Shineray Urban: veja o comparativo entre as duas scooters LISTA: veja quais são as 5 motos mais econômicas do Brasil Nova scooter 100% elétrica da Yamaha deve ter 80 km de autonomia Neo's, não Neo A Neo's foi a novidade mais importante apresentada pela Yamaha para 2025, pois é feita em solo brasileiro.
O nome lembra a Neo 125, scooter a combustão de entrada da Yamaha, mas a motoneta oferece 71 km de autonomia a energia elétrica. Scooter concorrente, a Watts WS120 tem autonomia de 50 km no modo econômico. Conjunto que dá energia à motoneta é dividido em duas baterias removíveis Divulgação | Yamaha Segundo dados da montadora, são necessárias 9 horas para carregar as baterias de 0 a 100% em tomadas de 110V. As baterias da Neo’s são removíveis, ou seja, é possível remover as unidades de energia de lítio e levar para carregar em tomada convencional em casa ou no escritório.
Elas pesam apenas 8 kg, nada tão pesado que incomode.
Aos olhos, o que mais chama a atenção é o design futurista da Neo’s.
Todas as lâmpadas são de LED, e o acabamento é bem feito, com partes emborrachadas, para proteger de arranhões eventuais. Conjunto de luzes da Neo's é de LED Divulgação | Yamaha Como as demais scooters da marca, a Neo’s também tem gancho para prender sacolas e bolsas, além de porta-objetos sob o banco.
Além das baterias, também cabe um capacete aberto no bagageiro da scooter. O motor elétrico fica localizado no cubo da roda traseira e é totalmente desenvolvido pela Yamaha.
Há dois modos de pilotagem: STD (de standard, padrão em inglês) e ECO, que prioriza a economia de energia. O motor impressiona pelo que pode entregar em torque: são 13,5 kgfm, o que equivale ao conjunto de de 1.260 cilindradas com quatro cilindros em V da super esportiva Ducati Diavel.
A potência, entretanto, é de 3,08 cv, bem abaixo de uma motocicleta convencional, que tem cerca de 15 cv com motor a combustão. Neo's, assim como as outras motos da Yamaha, também oferece conectividade através de um aplicativo específico da marca Divulgação | Yamaha A Neo’s pode ser conectada com o Yamaha Motorcycle Connect, encontrado nas lojas de aplicativo Android e iOS como Y-Connect.
Após a conexão com o smartphone, o painel passa a exibir informações como o nível da bateria do celular, notificações de mensagens e ligações recebidas. No celular, por outro lado, o Y-Connect permite visualizar informações sobre a moto, como o status das duas baterias e até conferir onde ela ficou estacionada. A altura é super acessível, com 79 cm de altura do solo, o mesmo que Honda ADV e Shineray Urban.
E, aparentemente, ela é bastante leve, com peso na casa do 90 kg.
Durante o lançamento, a Yamaha não disponibilizou o modelo para teste. Motor: elétrico Potência: 3,08 cv Torque: 13,5 kgfm Autonomia: 71 km Comprimento: 1,88 m Largura: 0,69 m Altura: 1,12 m Comparativo de scooters: Shineray Urban encara a Honda ADV