Em rodovias federais, o Executivo deve desembolsar R$ 4,5 bilhões, segundo dados do Ministério dos Transportes.
Valor representa um aumento de 25% em relação ao ano passado.
Depois de 6 anos, Brasil deve voltar a colher safra recorde de arroz Jornal Nacional/ Reprodução O governo anunciou nesta quarta-feira (5) que vai investir no escoamento da safra de 2024/2025 — que deve ser a maior da história.
O valor considera investimentos em rodovias, ferrovias, portos e hidrovias. Os valores constam no orçamento de 2025 — que ainda não foi aprovado pelo Congresso.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, os investimentos não todos serão feitos neste ano. Miriam Leitão: O Brasil vai ter uma boa safra mas não resolve "Fato é que a safra já está sendo colhida e escoada.
E os investimentos não serão obviamente todos feitos esse ano, mas o Brasil melhora a qualidade das suas rodovias nos últimos anos, o sistema portuário é um dos que mais cresce no mundo e o nosso agro quase todo ano bate recorde na produção", declarou. O ministro disse que o escoamento é uma "agenda trabalhada ano a ano".
Algumas das obras anunciadas, inclusive, têm cronogramas de execução que podem levar anos. Em rodovias e ferrovias, o governo deve desembolsar R$ 4,5 bilhões, segundo dados do Ministério dos Transportes.
O valor representa um aumento de 25% em relação ao ano passado. Os investimentos se concentram nos chamados "Arco Norte" e "Arco Sul/Sudeste" e têm foco na conclusão de obras estruturantes e ampliação de pesagem, entre outras medidas. Além disso, o Ministério dos Transportes prevê uma concentração de fluxo no Arco Norte, que abrange as regiões Centro-Oeste e Norte.
Cerca de 60 milhões de toneladas devem circular nas rodovias do Norte: BR-163: 20 milhões de toneladas BR-364: 16 milhões de toneladas BR-242: 4 milhões de toneladas BR-135: 9 milhões de toneladas BRs 155 e 158: 11 milhões de toneladas A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção aumente 8,3% em relação à safra anterior, totalizando 322,47 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja e milho.
Caso a previsão se confirme, será a maior safra da história. Investimentos em Portos e Hidrovias O Ministério de Portos e Aeroportos estima R$ 1,7 bilhão em investimentos públicos em portos em 2025.
Até novembro do ano passado, foram transportados 1,2 bilhão de toneladas pelos portos brasileiros.
A maior parte dos produtos escoados são soja, milho e fertilizantes. Os principais portos do paÃs para escoamento de grãos e fertilizantes são: Santos (SP) Paranaguá (PR) Itaqui (MA) Santarém (PA) Nas hidrovias, os investimentos somam R$ 946 milhões nas seguintes obras: Dragagem de manutenção nos rios Madeira e Tapajós Plano de sinalização náutica nos rios Madeira e Paraná InÃcio das obras de derrocamento do Pedral do Lourenço (rio Tocantins) "Na hora que a gente tem as concessões hidroviárias feitas, que reduzem em quase 40% o custo na operação, significa no final que vamos trabalhar a médio e a longo prazo para ter custos de alimentos mais baratos na mesa do consumidor", declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Sobre o preço dos alimentos, que preocupa o governo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que as ações não terão "pirotecnia e, sim, acompanhamento, direcionamento para que a gente possa produzir mais aquilo que possa falta à mesa do brasileiro". "Quando tem abundância, a inflação segue e esse o planejamento que estamos cumprindo inclusive para o preço dos alimentos", concluiu.