A Defesa Civil afirma que aproximadamente 80 famílias foram afetadas pelo alagamento.
Rio Sinimbú transborda em Baía da Traição e alaga centenas de casas Reprodução/Prefeitura de Baía da Traição O Rio Sinimbu transbordou após uma chuva intensa em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, alagando diversas casas no bairro do Morrinho na madrugada desta quinta-feira (6).
De acordo com a Defesa Civil do município, cerca de 200 residências foram atingidas, e aproximadamente 80 famílias foram afetadas pelo alagamento. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Wenisson Medeiros, além das chuvas, o problema também é causado pelo assoreamento do rio e pela construção de algumas moradias em áreas inadequadas.
“As fortes chuvas começaram na madrugada e fizeram com que o rio transbordasse.
O rio já sofre com assoreamento, o que facilita esse tipo de dano”, afirmou o secretário da Defesa Civil. Rio transborda após chuva intensa e alaga cerca de 200 casas em Baía da Traição Em entrevista à TV Cabo Branco, o autônomo Francisco Barros contou que teve a casa totalmente alagada e que, em mais de 30 anos morando no município, nunca havia visto uma cheia desse tamanho. A agricultora Jocilene contou que a destruição na sua casa foi completa e que a família dela está morando na casa de outra pessoa, com outras famílias. “Realmente, destruiu tudo.
Destruiu tudo o que eu tinha.
A gente está na casa de uma patroa.
Ela disse que ia dar a casa para eu ficar lá.
Tá eu, meu marido, meus filhos e outras pessoas.
Tá um monte de gente lá, com tudo estragado, tudo molhado”, afirmou a agricultora Jocilene. O autônomo Francisco Barros Luciano teve a casa totalmente alagada Ana Beatriz Rocha/TV Cabo Branco Além dos prejuízos causados às famílias, toda a população do município está sem abastecimento de água desde as 11h desta quinta-feira.
De acordo com o coordenador, o bairro mais afetado fica próximo à estação de tratamento de água de Baía da Traição e foram registrados problemas nas bombas do local. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu 177,7 milímetros apenas nesta quinta-feira em Baía da Traição.
No ranking do órgão, o município ocupa a sétima posição em termos de maior volume de chuva no estado.
A cidade com o maior volume de precipitação foi Mamanguape, com 228,6 milímetros. A Defesa Civil do município informou que está disponibilizando abrigos, transporte e fornecendo água potável para as famílias afetadas.
Em caso de emergência, a prefeitura recomenda entrar em contato com o Departamento de Mobilidade pelo número: (83) 98643-9840. A Prefeitura de Baía da Traição também está organizando a distribuição de refeições para os moradores afetados no bairro do Morrinho.
De acordo com a gestão, o almoço será servido às 12h30, e o jantar também será disponibilizado às 18h30.
A distribuição de água potável acontece nos postos de saúde.
De acordo com a diretora-executiva da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, o órgão também monitora a situação nos municípios afetados pelas chuvas intensas, recebendo dados sobre famílias desalojadas em cada cidade e, quando solicitado, desloca equipes para acompanhar a situação no local. “A Defesa Civil tem monitorado essa crise hidrológica em tempo real através de dados da Aesa, Inmet e Cemaden.
Nós temos informações de que, em Mataraca, são 10 famílias desalojadas.
Em Baía da Traição, 18 famílias foram desalojadas até o momento”, afirmou Márcia Andrade. Paraíba em alerta para chuvas fortes Alerta laranja de chuvas intensas renovado O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades da Paraíba.
O novo aviso foi divulgado nesta quinta-feira (6) e está vigente até às 10h da sexta-feira (7). O alerta laranja (de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).
Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Na quarta-feira (5), trinta e uma cidades da Paraíba, entre elas Baía da Traição, estavam sob alerta vermelho para grande perigo de chuvas.
O aviso foi válido até a manhã desta quinta.
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h.
E também grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba