O projeto prevê que dois guardas vão fazer a vigilância na entrada, na saÃda e no interior das unidades durante o perÃodo escolar.
As escolas selecionadas estão espalhadas por toda capital.
Prefeito Ricardo Nunes e secretário Orlando Morando Reprodução/Prefeitura de SP O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quarta-feira (5) a implementação de um projeto-piloto para reforçar a segurança nas escolas municipais que vão ter vigilância da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) — dia de retorno à s aulas para o ano letivo de 2025. Inicialmente, 20 escolas com Ãndice mais elevado de vulnerabilidade e maior número de ocorrências foram selecionadas.
As unidades estão espalhadas pelas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp "Serão dois GCMs que estarão o tempo todo acompanhando na entrada, na saÃda e dentro aqui do ambiente [escolar] com orientação da diretora.
A diretora que vai orientar como é que ele [o guarda] vai poder ajudar nesse trabalho, além das câmeras [conectadas com o Smart Sampa]", explicou o prefeito. Nunes ainda afirmou que as escolas contam com câmeras de segurança que estão conectadas com o Smart Sampa — um programa de segurança prefeitura que usa câmeras de vigilância e inteligência artificial com reconhecimento facial para monitorar a cidade.
"Se alguém entrar aqui [na escola] fora do horário, essas câmeras têm uma tecnologia de detectar e comunicar o Smart Sampa", complementou o gestor. O secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, também explicou que os guardas civis que aderirem ao projeto — denominado "Diária Especial de Segurança na Escola" — vão trabalhar no contraturno. Segundo Morando, o objetivo é reforçar a segurança em toda a rede municipal escolar.
Para isso, a prefeitura prevê a contratação de mais 2 mil guardas, alcançando o efetivo de 9.500.
Esta é uma das promessas de campanha de Nunes.
Formatura de GCMs Em janeiro, o prefeito foi filmado cantando "gás de pimenta na cara dos vagabundos" ao lado de um grupo de GCMs durante a cerimônia de formatura de 500 agentes.
O evento aconteceu no Vale do Anhangabaú, no Centro da capital. Em um vÃdeo que circulou nas redes sociais, Nunes aparecia sorrindo, batendo palma e acompanhando alguns trechos do coro.
No dia, ele estava acompanhado do vice Coronel Mello Araújo (PL), ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), e de Orlando Morando.